Falando de Oceano

 FALANDO DE OCEANO - Fechando o litoral do Brasil de bicicleta!

por  Alixandrino


Um dos meus planos é ir pedalando pelo litoral dos estados brasileiros. O Brasil é cheio de recortes litorâneos lindos, uma geografia extraordinária... quero tanto conhecer tudo isso, que me pego sonhando acordada em levar a Genoveva para desbravar esses horizontes que enchem os olhos de azul!


________________________________________

RIO GRANDE DO SUL

            Comecei esse projeto em 2016, quando passei a pedalar no meu estado, o Rio Grande do Sul. Saindo de Porto Alegre até Balneário Pinhal, posso dizer que esta cidade, Pinhal, foi meu ponto de partida:

Balneário Pinhal até Imbé - 33,3 km - dezembro de 2016




________________________________________

URUGUAI

            O treino era para a viagem até Montevideo, que aconteceu quase um mês depois. A viagem até Montevideo foi o percurso mais longo até agora pelo litoral. No total, foram 1.042 km.

Porto Alegre até Montevideo - 1042 km - dezembro de 2016 e janeiro de 2017




________________________________________

RIO GRANDE DO SUL

            A maior praia do mundo se chama Praia do Cassino. Ela fica no litoral do extremo sul do Rio Grande do Sul e é uma faixa reta de areia de 242km que se encontra dentro da Reserva Ecológica do Taim, na cidade de Rio Grande. Pedalar por essa praia, que é deserta e selvagem, foi uma das experiências mais loucas que eu já vivi. Isso foi em 2018.

Rio Grande até Chuí - 250km - janeiro de 2018




            O trecho do litoral norte do Rio Grande do Sul que foi pedalado em fevereiro de 2018 foi de Capão da Canoa até Torres. Fizemos ida e volta, mas aqui eu só vou calcular um dos trechos, para somar tudo no final.

Capão da Canoa até Torres - 64km - fevereiro de 2018




            Um dos trechos mais simbólicos para mim era também no litoral norte do Rio Grande do Sul e eu precisava completar esse que foi o meu jardim de infância, o lugar onde nasci e cresci. E esse percurso foi pedalado em março de 2021 e me marcou porque foi um momento melancólico, solitário, cheio de lembranças. Tramandaí lembra meu pai, minha infância, momentos da minha vida... enfim, foram poucos quilômetros, 28km, mas eles foram muito especiais.

Imbé a Capão da Canoa - 28km - março de 2021




            A última etapa que ainda falta completar no RS é o trecho da Lagoa do Peixe, que vai do município de Balneário Pinhal até São José do Norte. Serão 284km de praia quase inabitada em diversos trechos. Pretendo fechar ainda em 2021, pois quando acabar a pandemia eu quero partir pra fechar Santa Catarina - tomara que isso aconteça já no próximo verão!!

Pinhal a São José do Norte - 284km - BREVE




________________________________________

SANTA CATARINA


            O litoral de Santa Catarina é formado pela planície costeira e podemos encontrar pontas, cabos, ilhas, praias, lagoas e portos. É bem diferente do litoral do Rio Grande do Sul, que é praticamente uma costa inteira reta e sem recortes. A extensão do litoral catarinense é de 531 km. Já a extensão do litoral do Rio Grande do Sul é de 623 km.


            No ano de 2017 eu percorri a Ilha da Magia (Florianópolis) pela primeira vez e no mesmo ano percorri pela segunda vez. Desde então eu planejo percorrer o estado de Santa Catarina inteiro. E essa é a próxima meta! Fechar o litoral do Rio Grande do Sul já tá no horizonte, já quero fechar Santa Catarina junto, na mesma toada.

Ilha de Santa Catarina - 84km e 110km - maio e outubro de 2017


O segundo trecho percorrido no estado de Santa Catarina é o que liga Balneário Camboriú até Florianópolis. Foram 116 quilômetros de estrada entrecortada por visões muito legais da praia. Fiquei uma noite acampando em Bombinhas, um dos lugares mais lindos por onde pedalei com a Genoveva.

Balneário Camboriú até Florianópolis - 116km - março de 2021